sexta-feira, abril 06, 2007

Folar

Folar de pastelaria


A Páscoa sempre foi importante para mim. Mais do que o Natal. Foi num Domingo de Páscoa que a nossa menina foi baptizada de um modo muito especial. Completamente imersa num tanque, ela recebeu de Deus todas as bênçãos. Que ainda hoje se mantêm. Gastronomicamente falando é o folar a minha referência. Recordo as vezes que ia de comboio a Lisboa, a uma rua da Baixa (Prata ? Augusta ?) com uma oficina de sapateiro num vão de escada. Era lá que o estafeta (recoveiro, no Norte) deixava as encomendas que vinham do Alentejo. E a minha avó Maria nunca se esquecia de enviar na Páscoa três folares ( para além de outras iguarias ). Um com dois ovos para os meus pais e dois, com um ovo cada, para mim e minha irmã. Uma autêntica delícia. Feitos pela minha avó, com um sabor muito diferente dos folares da pastelaria. As saudades que eu tenho desses folares e da Avó Maria.


Para todos vós, os que visitam e comentam, os que visitam e não comentam ( se calhar com razão... ) os meus votos de uma SANTA PÁSCOA.


7 Comentários:

Às sexta-feira, 06 abril, 2007 , Blogger Pitanga Doce disse...

Pois aqui estou eu que visito e comento, tudo junto! Porque sei o que é bom, venho sempre aqui.

BOA PÁSCOA para ti.

 
Às sexta-feira, 06 abril, 2007 , Blogger pedro macieira disse...

Uma boa Páscoa, e muitos folares.
Um abraço
Pedro Macieira

 
Às sexta-feira, 06 abril, 2007 , Blogger Paúl dos Patudos disse...

e porque o que é nacional é bom , vim dar uma dentada no folar que também gosto.
Boa e Feliz Páscoa meu amigo
beijo
Ana Paula

 
Às sábado, 07 abril, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

Uma boa Páscoa pra ti e toda tua família, Zé.
Abração

 
Às sábado, 07 abril, 2007 , Blogger Maria disse...

Faltava eu, ainda! Ora bem, para mim a Páscoa não tem o sigificado q tem para ti. Todo o peso do religioso em mim não existe, mas existem as recordações de velhas tradições da minha casa. Esse teu folar que aí mostras, assim como os outros q vejo nas montras, em tudo se assemelham aos meus velhos folares lá de casa. Mas depois, lá dentro, nada é parecido. Será q é com os do Alentejo que se parecem? Um dia tens q me dizer como era a massa desses folares antigos que ías buscar. Sei lá se aí reconheço as minhas memórias ...
Um beijinho para ti e uma excelente Páscoa. Eu já comprei as amêndoas !!

 
Às sábado, 07 abril, 2007 , Blogger Maria Carvalho disse...

Boa Páscoa para ti e todos os teus. Para mim a Páscoa nada significa, mas compreendo quem a sente. Beijos.

 
Às sexta-feira, 13 abril, 2007 , Blogger margarida disse...

Atrasada mas o que conta é a intenção. BOA|PÁSCOA

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial