quarta-feira, junho 20, 2007

Livros

Luis Manuel de Heliasta convidou-me para nomear aqueles livros que se vão lendo.

Não querendo alongar, quero dizer que a minha relação com a leitura é complicada. Leio tudo. Ou quase. Jornais diáriamente, semanários, algumas revistas. E livros também. Menos do que desejaria. E como tenho a casa cheia de livros e muitos não os li ainda, começo a pensar que me faltam os anos para o conseguir fazer. Há os mais antigos - a maioria - e aqueles mais recentes que gostamos de comprar, tencionamos ler, mas vão ficando para mais tarde.

E agora aqui vão eles. Sete. Um número mágico.



" Estações Ferroviárias Portuguesas em postais ilustrados antigos " de Jorge Branco.

Uma delícia. Para ler, reler, copiar postais, imaginar fotos actuais de estações antigas, eu sei lá...Ainda não acabei mas está quase.




" Equador " e " O Segredo do Rio " de Miguel Sousa Tavares. O primeiro, grande em tamanho é um Grande livro. O segundo, um conto infantil, é encantador e acresce que já vi a peça em que entrava um dos meus rebentos.
Com estes livros gosto mesmo do MST. Aqui muito longe, e ainda bem, do fundamentalismo em defesa do FCP e dos fumadores.




"Primeiro as senhoras " de Mário Zambujal. Só lido. Contado é dificil de perceber o fino humor. A reler, sempre que o mau estar se instala.




" 3º livro de crónicas " (ou o primeiro, o segundo ) de António Lobo Antunes. Um mestre na escrita. Melhor nos contos do que nos romances. Psiquiatra, parece muitas vezes estar do "outro lado"




"Viagens contra a indiferença " de Fernando Nobre. Mais do que os livros, admiro a sua obra como voluntário. E a dádiva total em prole dos mais desfavorecidos. Um HOMEM.



"Saber emagrecer" de Isabel do Carmo. Preciso de o ler, reler, e tentar cumprir. Mas a Dra Isabel não tem culpa dos meus erros, preguiças e afins e por isso a balança reclama sempre que lá me coloco.




Escolher agora cinco amigos/amigas é o mais dificil. Não é que sejam muitos mas é a parte que mais me deixa encabulado. Mas aqui vão:

Dulce de Além de Mim.
M (Manuela ) de Palavra Puxa Palavra
Pedro Macieira de Rio das Maçãs
Leticia Gabian de Som & Tom
Elizabete de Bettips



E é tudo. E outra vez obrigado ao Luís Manuel.

17 Comentários:

Às quarta-feira, 20 junho, 2007 , Blogger pedro macieira disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às quarta-feira, 20 junho, 2007 , Blogger pedro macieira disse...

Agradeço ser mencionado, para as escolhas literàrias.Uma tarefa que irei começar depois de alguma reflexão.
Um abraço

 
Às quarta-feira, 20 junho, 2007 , Blogger luis manuel disse...

Caro José

Este tipo de referências, aos livros, parece-me uma "espécie" de corrente extraordinária. Ao contrário de dizer o que se come ao pequeno almoço, ou quantas vezes se faz chi-chi durante a noite, partilhamos relatos, descrições, e fica aqui e ali uma sugestão, uma lembrança de futura leitura.
Pelo que li até agora, o entusiasmo que de mim poderia estar ausente, é reanimado. Eu lia muito... quando era mais jovem. Depois fui reservando apenas uns minutos ao deitar... entretanto os minutos foram sendo roubados para continuar o dia de trabalho, e eis que chego aos dias de hoje, sem dar continuidade a esse gosto .
Vou lendo revistas, um jornal e algumas coisas a que sou obrigado. Alguns blogues - poucos por agora. Mas quando dou de caras com uma boa notícia, fico mesmo alegre. É o caso de hoje, quando li o despacho do secretário de estado : o prazo de entrega da declaração IES foi prolongado até 15 de Setembro !!! O ano não me tem corrido bem até agora, têm sido muitos os problemas e dificuldades. Vou fazendo o que posso, arriscando quase o sacrifício, mas sei que isso não vale de nada e é mais importante os que me rodeiam e ter sempre um sorriso para quem quer que seja. No entanto, devo reconhecer : é muito bom esta "folga" para reapurar a serenidade.
E já me fui alongando, hem ? o que faz alguma liberdade !
Um grande abraço
Há ! na 5ª feira passada estive em excelente almoço - sardinhas, com um pequeno grupo de amigos colegas de profissão (ja tem blogue-teste, porque vou tirando umas fotografias, e reclamam por nunca as ver e também porque haverá muitas histórias para contar). Com duas excepções, incluindo eu, são amigos com longos anos de vida. Nesse dia esquecemos o trabalho. Um deles afirmou que "estava a prazo". Todos sabemos da condição grave que pesa sobre ele, e à bem pouco tempo sobre a mulher também. Foi mote para trazer à conversa alguém de fora, que rejeitou essa ideia, e nos deu oportunidade de saber uma história de vida impressionante.
Nunca sabemos quantos anos nos faltam... !
Nem quantos prazos são prolongados !!
Obrigado eu, pela partilha.

 
Às quarta-feira, 20 junho, 2007 , Blogger luis manuel disse...

Já agora, mesmo sendo teste ainda, fica o endereço : http://bacchuspaccioli.blogspot.com/

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

Zé,
Livros são janelas que se abrem diante dos nossos olhos.
Obrigada pelo convite.
Aqui vai a minha lista, com aqueles mais vivos na lembrança:

A Paixão segundo GH e A maçã no escuro - ambos da Clarice Lispector
A Mãe - Anton Chekov
O Nome da Rosa - Umberto Eco
Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquéz
Encontro Marcado - Fernando Sabino
Faz escuro, mas eu canto - Thiago de Mello
Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach
Memórias de Adriano - Marguerite Duras
O Pequeno Príncipe (não sou nem nunca fui Miss, mas li)
O Processo - Kafka
A insustentável leveza do ser - Milan Kundera
O Perfume - Patrick Süskind

Beijão

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

Voltei!
Diz pra mim, tem que fazer um post sobre isso?

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Zé-Viajante disse...

Pedro Macieira
Aguardamos a lista com interesse

Luis Manuel
Obrigado pelo texto. É sempre bom merecer essa confiança.Força meu amigo. E vamos ver o novo blogue. Apesar de, aqui também, "tudo correr para o torto "

Leticia
Não é obrigatório. Mas ficava melhor lá e muita gente ficava a saber de seus gostos. Aqui, neste cantinho, " ninguém liga ".
Bjs

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Leonor disse...

ola ze.obrigado por teres la passado. nao precisas de pedir desculpa. abraço da leonoreta

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

Zé,
Insistes em querer quantidade. Eu estou bem satisfeita com os poucos que em visitam e que se tornaram assíduos, principalmente, no meu gostar. Por aqui, vejo quase sempre as mesmas pessoas, que chegam trazendo um gostar de qualidade. É isso o mais importante.
Abandona essa neura e serás alguém mais feliz. Passe a enxergar o teu pouco como algo sem tamanho.

Desculpa, mas estava pra te falar isso já de muito e só porque te quero bem.

Beijão

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Zé-Viajante disse...

Leticia
Não estou preocupado com a quantidade dos visitantes. Os actuais são muito bons.
Mas, para divulgar a sua lista de livros é evidente que num post do Som & Tom há mais destaque. Só isso.
Bjs

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

Meu querido Zé, falei isso pois é uma eterna queixa tua. Sempre falas que pouca gente vem aos teus blogs, por conta disso sempre ameaças parar de alimentá-los com posts. Não sou louca a ponto de te falar isso do nada.

"Leticia
Não é obrigatório. Mas ficava melhor lá e muita gente ficava a saber de seus gostos. Aqui, neste cantinho, " ninguém liga ".
Bjs"

Vês. É bem melhor estar rodeado por aqueles que te gostam de verdade, ainda que não sejam em grande número.

Já fiz um post lá e lembrei de outros livros. Até serviu pra isso.

Não se chateie comigo. Só quero te ver bem e que saibas que és muito querido.
Um beijão

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Pitanga Doce disse...

Ah gosto de livros, do cheiro de livros...até o colorido das capas enfeitam a estante! Fico tão chateada quando compro um livro e no meio descubro que não valeu a pena! É como sair do cinema no meio do filme.

beijinhos e já "deszanguei"

 
Às quinta-feira, 21 junho, 2007 , Blogger Pitanga Doce disse...

Vou pedir a Letícia que te dê o mesmo conselho que deu a mim.

 
Às sexta-feira, 22 junho, 2007 , Blogger bettips disse...

Pois eu passo, leio, e adorei ver que temos gostos tão comuns. Tanto com a suave Letícia como com o Zé. Muito haveria a dizer sobre livros, não é? São tentação... Abraços para vocês, os daí de cima!

 
Às sexta-feira, 22 junho, 2007 , Blogger Paula Raposo disse...

Também concordo que o 7 é mesmo um número mágico...beijos.

 
Às sábado, 23 junho, 2007 , Blogger Paúl dos Patudos disse...

Sabes, eu esta semana elegi um livro muito especial, abri um pouco as suas páginas e... sorri.
bom fim de semana
Ana Paula

 
Às domingo, 24 junho, 2007 , Blogger bettips disse...

"As três sereias" é um dos exemplares que está lá na foto! Gostei imenso de trocar estas impressões com os amigos. Enriqueceu-me, afinal aqui podemos falar destas nossas coisas, esconjurar más memórias em grupo, tipo AA (Amordaçados Anónimos)... Abç

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial