domingo, junho 17, 2007

História - cont.

" Vamos, agora, para o lado contrário da Rua Dr. Alfredo da Costa.
...

O chalé imediato, muito antigo, pertenceu ao comandante Fernando Branco, oficial distinto da nossa Marinha de Guerra, que foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e, interinamente, também da Marinha. Nos tempos da Primeira Grande Guerra ( 1914-1918 ), serviu na esquadrilha de submersíveis. Faleceu há muitos anos. O prédio está hoje na posse da filha, D. Fernanda, e do genro, ilustre médico, Dr. Arnaldo Sampaio, recentemente aposentado do alto cargo de Director-Geral da Saúde.
Na pequena garagem desta vivenda lembro-me de ter sido, há muitos anos, um talho que pertenceu a um homem de apelido «Peixinho», que ali o montou depois de ter encerrado outro que existiu mais adiante, do lado contrário, onde funciona hoje uma oficina de electricista e que pertenceu a José Goia. "

Obras de José Alfredo da Costa Azevedo - I , pág. 138

O Dr. Antonio Arnaldo de Carvalho Sampaio e sua esposa, D. Fernanda, já faleceram há muito. O referido chalé é hoje pertença do Dr. Jorge Sampaio, antigo presidente da Câmara Municipal de Lisboa e anterior Presidente da República. O talho já não existe há muito e sempre conheci aquele espaço como garagem. Por cima, conhecido como «bilhar», por ter sido sala desse jogo, existe actualmente um pequeno apartamento. Do mirante avista-se toda a zona das praias para além de uma panorâmica excelente do Castelo dos Mouros.

Chalé
Mirante
Garagem e «bilhar»

6 Comentários:

Às domingo, 17 junho, 2007 , Blogger luis manuel disse...

Caro José
A viagem vai de vento em popa !
Se velas existissem,diria que os ventos são favoráveis. Neste caso, as máquinas funcionam a todo vapor.
E das fotos ao acaso, as palavras estão a levar-nos por histórias, imagens muito bem conseguidas.
Eu que apenas em garoto, andei nessas paragens (mea culpa, por ainda estar fora das minhas rotas. não consigo explicação), tenho oportunidade de olhar imagens únicas.

Tenho um pequeno convite lá na página.

Um abraço

 
Às segunda-feira, 18 junho, 2007 , Blogger Leticia Gabian disse...

O mirante é lindo!
Beijão

 
Às terça-feira, 19 junho, 2007 , Blogger pedro macieira disse...

Pena , é que o estado de conservação dos edificíos, mesmo ao lado não estejam preservados/recuperados, como o este bom exemplo.E com a Câmara Municipal ali a dois passos...
Um abraço

 
Às terça-feira, 19 junho, 2007 , Blogger Zé-Viajante disse...

Esta rua tem, talvez, o maior nº de casas em ruínas, lojas para trespasse e situações caricatas aqui da Vila. E tem a CMS ali perto + o centro de saúde + a conservatória do registo comercial.
O Dr. Alfredo da Costa merecia mais.

 
Às terça-feira, 19 junho, 2007 , Blogger bettips disse...

...e a gente também esperava mais, que pessoas "importantes" se importassem com o que se passa à sua volta.. Mais uma preciosidade elegante. Abç

 
Às quarta-feira, 20 junho, 2007 , Blogger Pitanga Doce disse...

Vá e diga qualquer coisa. Estou zangada!

abraços

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial