quinta-feira, março 08, 2012

645 - Dia Internacional da Mulher

Escultura de Linda de Sousa em homenagem a Carolina Beatriz Ângelo.
(1871-1911)
Volta do Duche - Sintra Arte Pública VIII


-----
CASA BRANCA

Casa branca em frente ao mar enorme,
Com o teu jardim de areia e flores marinhas
E o teu silêncio intacto em que dorme
O milagre das coisas que eram minhas.
...   ...   ...   ...  ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...   ...

A ti eu voltarei após o incerto
Calor de tantos gestos recebidos
Passados os tumultos e o deserto
Beijados os fantasmas, percorridos
Os murmúrios da terra indefinida

Em ti renascerei num mundo meu
E a redenção virá nas tuas linhas
Onde nenhuma coisa se perdeu
Do milagre das coisas que eram minhas.

Sophia de Mello Breyner Andresen
"Cem Poemas de Sophia"
Visão/JL

---

Aos sem-abrigo

NINGUÉM

Vi-te partir. As faces marejadas...
Descias a calçada do futuro.
A alma trôpega, o passo inseguro,
A ilusão trocista, às gargalhadas.

Senti no peito o som das badaladas
Como maços vibrando no chão duro.
Anoiteceu depois... Ergueu-se o muro
A separar as vidas condenadas.

Também sou como tu um peregrino,
Também carrego a cruz do meu destino,
Também faço das lágrimas festim.

Deixa-me ser um padre no teu catre,
Um mendigo de amor que te idolatre,
Um outro irmão do Cristo vivo em mim!

Ilídia Vale
"O Rosto das Palavras"
Câmara Municipal de V.N. Gaia

---

LINHA DA VIDA

Cansado da viagem, sentou-se no primeiro degrau da estreita escadaria que levava ao pequeno largo. Ali estava à sombra, e uma ténue brisa atenuava o calor da tarde.

Uma jovem mulher pediu-lhe licença para passar, levando nos olhos cor de chocolate o sol incandescente da alegria, e nos braços uma caixa com flores.

Perturbado, seguiu-lhe o ondear envolvente da linha das ancas, que afinal não era senão o ondear sedutor da vida, desafiando-o.

Manteve-se, contudo, sentado na sombra. Ainda demasiado cansado.

Justine
"22 Olhares sobre 12 Palavras"
Edium Editores


Etiquetas:

2 Comentários:

Às quinta-feira, 08 março, 2012 , Blogger Lucia Luz disse...

Zé que linda homenagem!
Obrigada e desejo de coração mais liberdade e igualdade para nós mulheres.
Um abraço e tenha um excelente dia

Lucia

 
Às sexta-feira, 09 março, 2012 , Blogger Justine disse...

Viajante, fico muito orgulhosa por me teres colocado em companhias de tão elevado mérito. Sei que não as mereço, mas sabe bem mesmo assim..
Beijo

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial